Nome científico: Cynara scolymus

Classificação superior: Cynara cardunculus

Classificação: Variedade

A alcachofra é uma planta medicinal, também conhecida como Alcachofra-hortense ou Alcachofra comum, muito utilizada para emagrecer ou para complementar tratamentos, já que é capaz de baixar o colesterol, combater a anemia, regular os níveis de açúcar no sangue e combater os gases, por exemplo.

Tem um baixo valor calórico e ajuda no processo da digestão. É um alimento rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, cobre, cálcio, enxofre, iodo, ferro, fósforo, zinco, potássio, sódio e manganês e fibras.

O alimento é rico em uma substância chamada cinarina, componente encontrado nas folhas verdes e sementes da alcachofra que confere sabor característico e que estimula tanto a produção de sais biliares pelo fígado como a secreção do mesmo pela vesícula, melhorando o processo digestivo, absorção de algumas vitaminas, melhora a função hepática. Além disso, age como fator protetor contra o desenvolvimento de dislipidemia (colesterol alto) e hipertrigliciridemia.

Para que serve a alcachofra:

A alcachofra possui propriedades anti-esclerótica, depurativa do sangue, digestiva, diurética, laxante, anti-reumática, anti-tóxica, hipotensora e anti-térmica. Por isso, essa planta medicinal pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de anemia, aterosclerose, diabetes, doenças do coração, febre, fígado, fraqueza, gota, hemorroidas, hemofilia, pneumonia, reumatismo, sífilis, tosse, ureia, urticária e problemas urinários.

Informação nutricional da Alcachofra

ComponentesQuantidade por 100 g
Energia35 calorias
Água81 g
Proteína3 g
Gordura0,2 g
Carboidratos5,3 g
Fibras5,6 g
Vitamina C6 mg
Ácido Fólico42 mcg
Magnésio33 mg
Potássio197 mcg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Fale conosco!