Quais os benefícios da Castanha da Índia?

 

Nome científico: Aesculus hippocastanum

Classificação: Espécie

Classificação superior: Aesculus

Estado de Conservação: Quase ameaçada (Decrescentes)

Entre os benefícios da castanha-da-índia, destaca-se a sua ação para: Melhorar a fragilidade capilar, Ajudar no tratamento de insuficiência venosa (má circulação), como: varizes, cansaço nas pernas, hemorroidas e edemas.  Seus efeitos ocorrem graças à composição de uma complexa mistura de saporinas, que desencadeiam diversas ações biológicas devido às suas propriedades tensoativas (que diminuem as tensões superficiais). Além disso, a castanha-da-índia é fonte de flavonoides, vitamina B, vitamina C, vitamina K, ácidos graxos, proteínas, taninos e fitoesteróis, que exercem um importante papel na ação antivaricosa.

Tratamento de varizes: A castanha da Índia tem sido considerada uma grande aliada para amenizar os efeitos das varizes. Por ser vasoconstritora, processo oposto a vasodilatação, e ser anti-edemas, pesquisas apostam que os componentes contidos nas semenentes da castanha ajudam a tratar as varizes e também outras doenças relacionados, como má circulação, inchaços e cansaços nas pernas.

Reduz a fragilidade capilar: A castanha da Índia ajuda a diminuir e melhorar a fragilidade capilar graças a presença de uma mistura de saponinas, que possuem ações tensoativas.

Diminui o colesterol: Um dos benefícios da castanha da Índia é o seu efeito de controle do colesterol ruim (LDL). Por ser composta por 60% de gorduras boas para o organismo, consegue aumentar os níveis de colesterol bom (HDL).

Consequentemente, contribui para proteger nosso corpo de possíveis doenças cardíacas, diminuindo o risco de complicações no sistema cardiovascular.

Anti-inflamatório: A castanha da Índia tem ação anti-inflamatória, portanto é utilizada também como tratamento de inflamações e para fortalecer a imunidade de nosso organismo.

Auxilia no tratamento de artrite: Esse fruto ajuda no tratamento da artrite justamente por ser um alimento anti-inflamatório. Dessa forma, pessoas que sofrem com a doença podem encontrar nessa castanha uma forma de amenizar os sintomas da doença, como as dores nas articulações.

Auxilia no tratamento de inflamações na pele: É recomendado para o tratamento de algumas inflamações na pele, como dermatites, eczemas, manchas vermelhas com pequenas bolhas que se espalham pelo corpo. Para utilizar a castanha da Índia, nesses casos, é recomendado o consumo do seu chá.

Tem função hemostática: Um dos principais benefícios da castanha da Índia é a sua função hemostática, ou seja, consegue conter hemorragias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *