Propriedades medicinais, benefícios e para que serve o Boldo?

Nome científico: Peumus boldus

Classificação superior: Peumus

Classificação: Espécie

O boldo é uma planta medicinal, também conhecida como boldo-do-chile, boldo-afragans ou boldo-verdadeiro, muito utilizada como remédio caseiro para o fígado.

Propriedades medicinais do boldo:

As propriedades do boldo incluem sua ação estimulante da vesícula biliar, diurética, antiespasmódica, anestésica, anti-séptica, antibacteriana, anti-inflamatória, antioxidante, depurativa, desintoxicante, estimulante, sedativa, tônica e vermífuga.

Para que serve e benefícios:

O boldo serve para tratar má digestão, problemas do fígado, litíase biliar, gota, obstipação, cistite, flatulência, dor de cabeça e suores frio. O boldo também é um bom remédio caseiro para limpar o sangue.

Melhora a digestão: O boldo-do-chile é popular por ajudar de forma efetiva a melhorar a digestão. Isso acontece porque sua composição é repleta de antioxidantes que estimulam a produção da bílis no fígado.

Contribui com a saúde do fígado: O fato das folhas de boldo estimularem a produção da bílis costuma beneficiar absurdamente o fígado. Ele é um órgão responsável por centenas de funções no corpo, mas uma das principais é a eliminação de resíduos e toxinas, impedindo um acúmulo que pode viabilizar o surgimento de algumas doenças.

Ajuda a eliminar cálculos biliares: Como a produção da bílis aumenta com a ingestão do boldo, essa condição ajuda a reduzir os cálculos na vesícula biliar. Ele é capaz de promover o esvaziamento da vesícula frequentemente e esse movimento pode estimular a eliminação antes que os cálculos causem danos mais sérios para a saúde.

Promove um sistema imunológico mais saudável: O sistema imunológico saudável tem a capacidade de formar uma proteção contra agentes nocivos capazes de provocar doenças. O boldo-do-chile pode apoiar esse sistema, pois ele é um antimicrobiano e antibacteriano que impede que vírus, bactérias e outros se alojem e desenvolvam infecções.

Ajuda as infecções do trato urinário: As folhas de boldo-do-chile podem ser usadas para as infecções do trato urinário. Isso é possível porque elas são antimicrobianas e antissépticas, que no corpo trabalham para expulsar as infecções.

Estimula a circulação sanguínea: O boldo-do-chile pode ter um efeito estimulante sobre a circulação sanguínea e essa condição faz com que o corpo potencialize a circulação e a taxa de respiração.

Ajuda a acalmar os nervos: Os óleos provenientes do boldo podem ter efeitos relaxantes, o que acalma os nervos, reduz o estresse e tranquiliza. Porém, para essa finalidade ele deve ser usado em doses bem pequenas, que já são capazes de promover fortes efeitos intoxicantes ou narcóticos no sistema nervoso.

Ajuda a tratar ferimentos: Quando estamos com machucados e feridas na pele, ficamos totalmente vulneráveis à aproximação de bactérias que podem provocar uma infecção. O boldo-do-chile contém óleos que ajudam a evitar a proliferação de germes e bactérias, evitando que eles se multipliquem nos machucados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *