Principais nutrientes e benefícios da Camomila.

Nome científico: Matricaria chamomilla

Classificação: Espécie

Classificação superior: Matricaria

Reino: Plantae

Espécie: M. recutita

Família: Asteraceae

A camomila, Chamomilla recutita (L). Rauschert, é uma planta herbácea e aromática. Sua flor possui óleo essencial composto por terpenos, flavonoides e outras substâncias orgânicas, que possuem ações anti-inflamatória e antioxidante. Por isso, ela ajuda a acalmar e também pode ser boa para a pele, cólicas, inchaço e outros problemas.

Principais nutrientes da camomila

Os principais nutrientes da camomila são os flavonoides, que possuem ação anti-inflamatória e também conta com ação antioxidante. Esta última é importante porque combate os radicais livres e previne doenças cerebrais degenerativas, câncer e outras complicações.

A cumarina também está presente na camomila e ela possui ações antioxidante e antibacteriana. A planta ainda conta com vitamina A, nutriente que contribui para a boa visão, pois protege a córnea.

Benefícios comprovados da camomila

Ajuda a acalmar: A camomila contribui para a diminuição da ansiedade e a ter uma boa noite de sono. A planta conta com glicenia, substância que exerce um efeito calmante sobre os nervos e que ajuda a dormir. Além disso, o flavonoide apigenina presente na planta liga-se a receptores GABA-A cerebrais, de maneira semelhante aos benzodiazepínicos, que age reduzindo a ansiedade.

Benefícios em estudo da camomila

Bom para a pele: Os óleos essenciais e flavonoides encontrados nas flores de camomila têm propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a vermelhidão e inchaço da pele, particularmente quando aplicado diretamente na pele em um creme ou compressa. A erva também pode diminuir as olheiras. Contudo, ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar o benefício.

Reduz cólicas: Por sua atividade antiespasmódica a camomila pode ajudar a reduzir as cólicas intestinais e também os gases.

Reduz o inchaço: A camomila contém camazuleno, além de outros compostos químicos que ajudam a reduzir o inchaço.

Ação anti-inflamatória: A ação anti-inflamatória da planta pode ser benéfica em diversos problemas, entre eles artrite e doenças reumáticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *