Para que serve a Erva Mate e quais seus benefícios?

Nome científico: Ilex paraguariensis

Classificação: Espécie

Classificação superior: Ilex

Estado de Conservação: Quase ameaçada Enciclopédia da Vida

Reino: Plantae

Classe: Magnoliopsida

A erva-mate é uma planta medicinal que apresenta um fino caule de cor cinza, folhas ovais e frutos pequenos de coloração verde ou vermelho-arroxeado. Ela é muito cultivada na região Sul do Brasil, sendo utilizada como remédio caseiro para o colesterol devido às propriedades que possui.

A erva-mate também é conhecida popularmente como mate, congonha ou chimarrão, sendo comercializada como chá mate.

Para que serve

Esta erva medicinal é útil para emagrecer, combater o colesterol mau (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), diminuir a taxa de glicose no sangue, saciar a fome, estimular a função cerebral, melhorar a circulação sanguínea, facilitar a digestão, limpar a pele e, além disso, também contribui para um sistema cardiovascular e respiratório saudável.

Benefícios da Erva-mate

A erva-mate tem na sua composição cafeína, teofilina, teobromina, ácido fólico, taninos, minerais e vitaminas A, B1, B2, C e E e, por isso, atua como anti-oxidante, diurético, laxante suave, estimulante e afrodisíaco.

Pode aumentar a energia e melhorar o foco mental: Graças ao seu teor de cafeína, a erva-mate pode ajudar a aumentar seus níveis de energia e aumentar seu foco mental.

Pode melhorar o desempenho físico: erva-mate aumenta a dependência do corpo de gordura para combustível durante o exercício. Também pode melhorar as contrações musculares e reduzir a fadiga, o que pode contribuir para um melhor desempenho físico.

Pode proteger contra infecções: erva-mate pode ter algumas propriedades antibacterianas, antiparasitárias e antifúngicas.

Pode ajudá-lo a perder peso e gordura da barriga

erva-mate pode reduzir o apetite, aumentar o metabolismo e aumentar a quantidade de gordura queimada como combustível.

Pode aumentar o  sistema imunológico: erva-mate tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem impulsionar o sistema imunológico.

Reduz os níveis de açúcar no sangue: erva-mate pode melhorar a sinalização da insulina e o controle do açúcar no sangue.

Pode diminuir o risco de doença cardíaca: As propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e redutoras de colesterol do Yerba mate podem ajudar a proteger contra doenças cardíacas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *