EXTRATO SECO DE TOMATE

 

Nome científico: Lycopersicon esculentum Mill.

Família: Solanaceae.

Sinônimos botânicos: Lycopersicon lycopersicum (L.) H. Karst., Solanum lycopersicum L.

Outros nomes populares: tomateiro, tomato (inglês, japonês), tomate (espanhol, francês, alemão), pomodoro (italiano).

Constituintes químicos: acido abscísico, ácido acético, ácido arábico, ácido ascórbico, ácido caféico, ácido cítrico, alanina, campesterol, chlorina, citral, damascenona, eugenol, farnesal, glicoalcalóide tóxico em frutos verdes (solanina), iodina, kaempferol, licopeno, licopersiconolídeo, linalol, lupeol, pectina, pró-vitamina A, quercetina, quercitrina, rutina, tomatina, vanilina, vitaminas C, A, K e do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, ferro, sódio, cloro.

Propriedades medicinais: adstringente, anti-séptica, bactericida, cicatrizante, desintoxicante, emoliente, refrescante, regeneradora celular.

 

O licopeno do tomate

 

licopeno é um carotenoide, um pigmento naturalmente vermelho que dá cor ao tomate e a outros frutos e vegetais vermelhos, amarelos e alaranjados como melancia, goiaba, mamão, uva, goji berry, cenoura, entre outros. Foi nesta última década que estudos passaram a apontar o licopeno como um protetor potencial contra certos tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

Ele é um dos 600 carotenoides conhecidos encontrados em plantas e sua cor e suas propriedades devem-se à estrutura de sua composição química natural.

Atualmente as pessoas tomam licopeno para a prevenção de doenças do coração como aterosclerose, para tratar câncer da próstata, mama, pulmão, bexiga, ovários, cólon, e pâncreas. O licopeno também é usado no tratamento da infecção pelo vírus HPV, que é uma das principais causas de câncer do útero. Algumas pessoas também utilizam o licopeno para tratar a catarata e a asma.

O licopeno é encontrado em quantidades particularmente elevadas em tomates e seus derivados.

O extrato seco de tomate Sanrisil pode ser usado em  aplicações diversas da indústria de alimentos.

 

 

Fontes:

Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br/licopeno-o-que-e-para-que-serve-beneficios-e-alimentos-ricos/#7zGLv87G2Z99gHx7.99

www.plantamed.com

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *