EXTRATO SECO DE  MANDIOQUINHA

 

Nome científico: Arracacia xanthorrhiza
Família: Apiáceas (sinônimo – Umbelíferas)
Nome comum: mandioquinha-salsa, mandioquinha, batata-baroa, batata-salsa, mandioca-salsa.
Origem: Colômbia, Venezuela, Peru e Equador

 

A mandioquinha-salsa caracteriza se como alimento essencialmente energético, pois destacam-se os teores de carboidratos em relação aos demais nutrientes. Dos carboidratostotais, cerca de 80% correspondem a amido e 6%, a açúcares totais. O amido de mandioquinha-salsa contém baixos teores de amilopectina e

ausência total de fatores antinutricionais, conferindo-lhe alta digestibilidade. As proteínas são incompletas, como ocorre em outras raízes e tubérculos, devido à deficiência na maioria dos aminoácidos essenciais. É notadamente fonte de vitaminas e minerais. Entre as vitaminas, ressaltam-se as do complexo B (tiamina, riboflavina, niacinae piridoxina) e a vitamina A. Entre os minerais, destacam-se o cálcio, o magnésio, o fósforo e o ferro. Devido a esses fatores, é especialmenterecomendada na alimentação de crianças e pessoas idosas.

 

1- Mandioquinha é uma das fontes excelentes de fibra dietética solúveis e insolúveis . 100 g de raiz fornece 4,9 mg ou 13% de fibra. O consumo adequado de fibras na dieta ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, obesidade e condições de constipação.

2- Mandioquinha como em cenouras e outros membros da família apiaceae legumes, pastinaca também contém muitos poli-acetileno antioxidantes, como falcarinol, falcarindiol, panaxydiol, e metil-falcarindiol .

3- Vários estudos de cientistas da Universidade de Newcastle em Tyne descobriram que esses compostos têm função anti-inflamatória, anti-fúngicos e anti-câncer e oferecer proteção contra o câncer de cólon e leucemia linfoblástica aguda.

4- Mandioquinha contém bons níveis de vitamina C, fornece cerca de 17 mg ou 28% da RDA. A vitamina C é um poderoso solúvel em água anti-oxidante, facilmente disponíveis para nós a partir de fontes naturais. Ele ajuda o corpo a manter o tecido conjuntivo saudável, dentes e gengiva. A sua propriedade anti-oxidante ajuda a proteger de doenças e cancros pelos radicais livres prejudiciais do organismo.

5-  Mandioquinha tem a raiz rica em diversos grupos do complexo B de vitaminas, tais como ácido fólico, vitamina B-6 (piridoxina), tiamina e ácido pantoténico, assim como vitamina K e vitamina E.

6- Além disso, também tem níveis saudáveis de minerais como o ferro, o cálcio, cobre, potássio, manganês e fósforo. O potássio é um componente importante de células e fluidos corporais, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e da pressão sanguínea por efeitos de sódio combate.

TABELA NUTRICIONAL EXTRATO DE MANDIOQUINHA SANRISIL

 

Valor Calórico 340  kcal / 1415kj
Carboidratos 85 g
Proteínas 0,6 g
Gorduras Totais 0,12 g
      Gorduras Saturadas 0 g
      Gorduras polinsaturadas 0,12 g
      Gorduras moninsaturadas 0,0 g
Colesterol 0,0 g
Fibra alimentar 0,9 g
Sódio 3,2 mg
cálcio 5,0 mg
ferro 0,12 mg

 

Extrato seco de mandioquinha Sanrisil: para aplicação em produtos de panificação, massas e outros.

 

Fontes:

Artigo mandioquinha – salsa:alternativa para o pequeno produtor

Nuno Rodrigo, Rovilson José de Soouza

Artigo  forma saudável/ Rodrigo Fragoso.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *