Nome científico: Brassica oleracea L.

Família: Brassicaceae.

Constituintes químicos: cálcio, cobre, ferro, flúor, fósforo, iodo, minerais, potássio, vitaminas A, B, C.

Propriedades medicinais: anti-helmíntica, anti-reumática, aperiente, béquica, cicatrizante, condicionante, estimulante, expectorante, fortalecedora.

 

Benefícios:

Couve é Rico em Antioxidantes: A Couve é um superstar na arena de carotenóides e flavonóides, dois poderosos antioxidantes que protegem nossas células contra os radicais livres que causam o estresse oxidativo. O kaempferol flavonóides e quercetina (para não demitir os 45 outros flavonóides distintos em Couve) também são conhecidos por lutar especificamente contra a formação de células cancerosas. Além da Couve rico em antioxidantes tais como vitamina C, vitamina A, e manganês, A Couve é certamente uma escolha inteligente na batalha contra a oxidação celular.

Couve é um Anti-Inflamatória: Uma xícara de Couve fornece cerca de 10% da RDA de omega-3 ácidos graxos que ajudam a regular o processo inflamatório do organismo. A megadose de Vitamina K ajuda ainda mais na lutar contra problemas inflamatórios relacionados com excessivas, tais como artrite, doenças auto-imunes, e asma, Câncer. Não só os antioxidantes da Couve, mais as qualidades anti-inflamatórias que trabalham em conjunto para prevenir e até combater o câncer, uma dieta saudável de couve também fornece os glucosinolatos, que são conhecidos por impedir cólon, mama, bexiga, próstata, os câncer do ovário, bem como câncer gástrico.

Benefícios da Couve Para Coração: O elevado teor de fibra da Couve reduz o colesterol por ligação com os ácidos biliares que o fígado produz a partir do colesterol pela digestão de gordura. Como muitos desses ácidos biliares são acoplados com fibra, o fígado é responsável pela produção de mais ácido biliar para digerir gordura e, portanto, requer mais colesterol para assim, em última análise, diminuindo a quantidade de colesterol dentro de nossos corpos.

Couve é um Desintoxicante do Corpo: Os isotiocianatos (ITC) de glucosinolatos encontrado na Couve em ambas as fases I e II do processo de desintoxicação do corpo. O elevado teor de enxofre na Couve foi ainda mostrado essencial para a fase II de desintoxicação.

Couve é Rico em Vitamina K: O Couve fornece uma dose enorme de vitamina K (proporcionando 1,327% do RDA em um copo), o qual é necessário para a síntese da osteocalcina, uma proteína que fortalece a composição de nossos ossos. A vitamina K também impede o acúmulo de Cálcio no nosso tecido que pode levar a aterosclerose, doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral. Finalmente, a vitamina K é essencial para a síntese de esf ingolípidos, a gordura necessária para manter a bainha de mielina em torno dos nossos nervos, e, por conseguinte, o sistema nervoso.

Couve é Rico em Vitamina A: Com mais de 192% da RDA de Vitamina A, A couve é um antioxidante eficaz, aumenta a imunidade, mantém ossos e dentes saudáveis, previne cálculos urinários, e é essencial para os nossos órgãos reprodutivos.

O extrato seco de couve Sanrisil pode ser usado para aplicações diversas na indústria de alimentos, tais como sucos detox e sopas.

 

Fontes:

 

www.saudedica.com.br

www.plantamed.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *