Extrato seco de Abacate

  • Nome Científico: Persea americana
  • Nomes Populares: Abacate, Abacado, Abacateiro, Loiro-abacate, Louro-abacate, Pêra-abacate
  • Família: Lauraceae
  • Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: América Central, América do Norte, México
  • Altura: acima de 12 metros

O abacateiro é nativo da América Central, mas vem sendo cultivado em outras regiões.

Diversas variedades são produzidas no Brasil, principalmente do Rio de Janeiro em direção ao norte, por ser uma planta sensível ao frio. Sua cor varia do verde ao preto-arroxeado.

O fruto pesa de 200 g a 1,40 kg. Tem a casca coriácea (semelhante ao couro) e contém uma semente grande e redonda (caroço).

A polpa verde-amarelada, parte comestível, é rica em óleo vegetal e contém diversas vitaminas.

Quando cultivado a partir da semente, o abacateiro se desenvolve bem em qualquer tipo de solo permeável.

 

Propriedades nutricionais

O abacate é rico em gordura, principalmente a do tipo monoinsaturada, a mesma do azeite de oliva, considerada pelos especialistas em nutrição como um tipo de gordura saudável, pois ajuda a controlar a taxa do mau colesterol no sangue.

Não possui colesterol e contém vitaminas A, B1, B2, niacina, ácido fólico, ferro, cálcio e é uma excelente fonte de fibras: fornece 6 g por 100 g de polpa (um adulto precisa de 20 g a 30 g por dia).

 

Benefícios

1- Para o cérebro

O principal benefício do abacate para o cérebro é melhorar a capacidade de memória, pois o omega 3 melhora o funcionamento do cérebro por estimular a circulação sanguínea e aumentar a capacidade de concentração.

Informação nutricional do abacate

O abacate é rico em gordura boa do tipo monoinsaturada como o omega 3, fibras, antioxidantes, magnésio e ácido fólico.

2- Para emagrecer

Por ser rico em fibras, o abacate ajuda a dar a sensação de estômago cheio e diminuir o apetite, controlando a fome e o consumo excessivo de alimentos. Porém, por ser uma fruta muito calórica e que tem muita gordura, só pode ser consumida em pequenas quantidades nas dietas de emagrecimento.

3- Na gravidez

Por ser rico em ácido fólico, o abacate na gravidez é importante para prevenir doenças congênitas como problemas no sisterma nervoso e espinha bífida, que é o mau fechamento da coluna vertebral do feto. Para obter esse benefício, esta fruta deve ser consumida principalmente antes de engravidar e durante o primeiro trimestre de gestação.

4- Para a pele

Os benefícios do abacate para a pele são principalmente combater estrias, rugas e celulite por ser rico em vitamina C, que ajuda na metabolização do colágeno, substância que dá firmeza à pele.

Além disso, essa fruta também tem antioxidantes que ajudam a proteger e a evitar o envelhecimento das células da pele, conferindo maior elasticidade e deixando a aparência mais bonita e saudável.

5- Na musculação

Quando consumido antes da atividade física, o abacate ajuda na hipertrofia muscular, pois fornece energia para o treino e contém proteínas que ajudam na recuperação do músculo.

Além disso, essa fruta também evita a fadiga muscular porque combate os radicais livres que surgem devido ao exercício intenso, provocando o envelhecimento das células e facilitando o aparecimento da dor.

 

Extrato seco de Abacate Sanrisil

Para aplicações em formulações de alimentos ou para encapsulamento.

Valor Calórico 320 kcal / 1277 kJ
Carboidratos 67 g
Proteínas 1,7 g
Gorduras Totais 5,5 g
      Gorduras Saturadas 1,1 g
      Gorduras Trans ND*
Fibra alimentar 1,85 g
Cálcio 0,0 mg
Ferro 0,10 mg
Sódio 0 mg

*ND-Não disponível

Fonte:
www.scielo.br
www.opas.org.br

 

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