Conheça o Salix Alba e suas propriedades

Nome científico: Salix alba
Classificação: Espécie
Classificação superior: Salgueiro
Estado de Conservação: Pouco preocupante (Estável)

As principais propriedades do Salix Alba, demonstradas experimentalmente, devem-se essencialmente ao salicósido, que se transforma no intestino em ácido salicílico, composto próximo do AAS e que possui uma atividade anti-inflamatória, antipirética e analgésica (Beismann et al. 1997b). É assim indicada essencialmente devido à sua ação anti-inflamatória, contra as manifestações dolorosas articulares leves e as febres ligeiras provocadas por um estado gripal, sem atacar o trato gastrointestinal.

Propriedade Analgésica

A primeira propriedade medicinal reconhecida do Salix alba é a sua composição, uma substância chamada salicina que foi isolada e transformada no ácido acetilsalicílico que é o princípio ativo da Aspirina. Essa substância contribui para o efeito de alívio de dores leves a moderadas. Por isso é bastante utilizado para dores de cabeça, de garganta, de dente e nas articulações.

Propriedade Anti-Inflamatória

Dentre as propriedades medicinais reconhecidas da Salix alba está também o seu poder anti-inflamatório que a torna uma grande aliada do combate de inflamações das vias respiratórias e também da artrite e das juntas.

Propriedade Antipirética

A casca do Salix alba é utilizada há muito tempo pelo ser humano como uma forma de baixar a febre. Quando há algum tipo de infecção em nosso organismo é natural que a febre se manifeste como um sinal de alerta. A redução da febre é uma forma de ajudar o organismo a se restabelecer combatendo o que está lhe fazendo mal com mais efetividade.

Uso na TPM (Tensão Pré-Menstrual)

Algumas mulheres sofrem com a ação dos hormônios no período pré-menstrual, o chá feito a partir da casca do salgueiro branco contribui para regular a ação hormonal tornando menor a oscilação de humor. Devido as suas propriedades analgésicas também é utilizado como aliado no combate as cólicas menstruais.

Combate aos Sinais do Tempo

Por fim não poderíamos deixar de citar as propriedades benéficas para a aparência e saúde da pele que o Salgueiro Branco possui. Com uma grande quantidade de antioxidantes essa planta pode ser usada topicamente ou por meio de chá para deixar a pele com aspecto mais jovem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *