Benefícios do chá verde.

O chá verde é feito a partir da planta da Camellia sinensis, assim como o chá preto e o chá branco. É elaborado com plantas um pouco mais maduras que sofrem uma leve fermentação (mas ainda preserva altas concentrações funcionais).

Benefícios do chá verde para a pele: Os benefícios do chá verde para a pele são principalmente ajudar a rejuvenescer a pele pois o chá verde é rico em antioxidantes que combatem o envelhecimento celular. Além disso, o chá verde ajuda a hidratar a pele ficando mais brilhante e saudável.

Promove a saciedade: Aliada de quem deseja reduzir medidas, o chá verde pode interagir com os receptores de leptina (que é o hormônio responsável pela sensação de saciedade). Além de melhorar a alimentação, esse efeito pode reduzir suas refeições naturalmente e promover a diminuição do peso de modo saudável.

Ação antioxidante: Os antioxidantes são substâncias capazes de inibir a formação de radicais livres, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, obesidade e câncer.

Acelera o metabolismo: O chá verde tem efeito termogênico (aumento do gasto calórico), promovendo uma aceleração do metabolismo e fazendo com que o gasto calórico do organismo seja maior. Isso facilita o processo de emagrecimento. A bebida também possui quantidades elevadas de epigalocatequina e cafeína, que são substâncias diretamente relacionadas à termogênese.

Reduz os riscos de doenças cardiovasculares: O chá verde possui componentes capazes de exercer ação protetora contra as doenças cardíacas. Entre elas, a bebida pode reduzir a oxidação do LDL e os níveis de colesterol plasmático, além de evitar alterações da vasoconstrição.

Reduz os riscos de câncer: Estudos apontam que os riscos de câncer possam ser minimizados com o consumo regular do chá verde, sobretudo o câncer de mama. Aponta-se que componentes presentes na bebida possam reduzir ou inibir a formação de nitrosaminas, que são agentes cancerígenos.

Melhora a capacidade mental: Um estudo publicado no periódico Journal of Medicinal Food indica que o consumo de chá verde pode ser benéfico ao humor e à memória.

Reduz o colesterol: Um estudo publicado no periódico Arquivo Brasileiro de Cardiologia, em 2009, realizou análise de amostragem sobre a ação da Camellia sinensis e os efeitos no colesterol. Os resultados são semelhantes a outros estudos desenvolvidos anteriormente de que a L-teanina presente no chá pode reduzir as taxas de colesterol total e de LDL.

Auxilia na digestão: Apesar do chá verde auxiliar nos processos de degradação alimentar, ele atua de maneira diferente o organismo, pois estimula a microbiota intestinal. Nosso intestino é composto de centenas de bactérias responsáveis pela degradação e absorção nutricional, como o chá verde estimula a flora intestinal, os componentes presentes nas refeições são melhor aproveitados.

Reduz a pressão arterial: Consumir chá verde diariamente pode auxiliar no controle da pressão arterial.

Reduz os riscos de infarto e AVC: Os componentes do chá verde podem minimizar os riscos de infarto e AVC, pois a bebida pode reduzir a pressão arterial nos pacientes com hipertensão, que é um fator de risco para essas condições.

Funciona como diurético: Como o chá verde tem propriedades diuréticas e digestivas, o consumo é ideal para eliminar os líquidos retidos e outras toxinas que podem causar inflamações no organismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *