Cynara scolymus L.

IDENTIFICAÇÃO

 Família Asteraceae

 Nomenclatura popular: Alcachofra.

 Parte utilizada/órgão vegetal Folhas.

 

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Antidispéptico, antiflatulento, diurético. Auxiliar na prevenção da aterosclerose. Coadjuvante no tratamento de dislipidemia mista leve a moderada e como auxiliar nos sintomas da síndrome do intestino irritável.

 CONTRA INDICAÇÕES: Contra indicado para pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes do fitoterápico ou a outras plantas da família Asteraceae. Também é contra indicado em casos de obstrução do ducto biliar, gravidez e lactação.

 PRECAUÇÕES DE USO: O uso concomitante com diuréticos em casos de hipertensão arterial ou cardiopatia deve ser realizado sob estrita supervisão médica, dada à possibilidade de haver descompensação da pressão arterial, ou, se a eliminação de potássio for considerável, pode ocorrer potencialização de fármacos cardiotônicos. A ocorrência de hipersensibilidade para    C. scolymus foi relatada, devido à presença de lactonas sesquiterpênicas como a cinaropicrina. Não existem estudos disponíveis para recomendar o uso em menores de 12 anos ou durante a gravidez. Não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

 A principal função da alcachofra é para ativar a vesícula e estimular a bile. Por isso, ela é tão interessante para a digestão das gorduras. E essa planta, também, ajuda muito a proteger o fígado. Por isso, ela tem uma ação comprovada para diminuir o nível de colesterol e triglicérides no sangue”, destaca a nutricionista.

A cinarina é a principal substância ativa da alcachofra. E é ela a responsável tanto por proteger o nosso fígado quanto ajudar realmente na digestão”, explica. Karin afirma que a alcachofra é indicada para pessoas que não fazem bem a digestão depois de comer alguma proteína, a exemplo das carnes. “Então, é interessante tomar um pouquinho do chá antes e depois da refeição”, recomenda. Entretanto, ela pontua que a infusão não é indicada para quem sofre com problemas relacionados à produção excessiva de ácido.

A Cynara scolymus L. têm sido citada desde o século 4 a.C. como alimento e medicamento. Foi apreciada pelos antigos romanos como um vegetal suculento com efeitos benéficos para a digestão. Conhecida popularmente pelo nome de alcachofra é uma Asteraceae, trazida para o Brasil pelos imigrantes europeus. Possui um importante papel da dieta mediterrânea, sendo utilizada na forma alimentar, medicinal e na indústria de bebidas (COSTA 2009; NOLDIN 2003; SCHULTZ 2004).

 

Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/11/alcachofra-pode-ajudar-diminuir-colesterol-diz-nutricionista.html

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33832/2909630/Memento+Fitoterapico/a80ec477-bb36-4ae0-b1d2-e2461217e06b 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *